Quem Somos

Missionárias Do Sacro Costato E De Nossa Senhora Das Dores

História Da Nossa Família Religiosa



Fundador


Servo de Deus
EUSTÁQUIO MONTEMURRO


No sul da Itália, em primeiro de Maio de 1908, o sacerdote diocesano Eustáquio Montemurro atendendo ao impulso divino que trazia em seu coração e respondendo às necessidades do seu tempo, dá inicio no seio da Igreja às Irmãs Missionárias do Sacro Costato e de Nossa Senhora das Dores para: o culto Eucarístico e a educação das meninas pobres do povo.

Servo de Deus
EUSTÁQUIO MONTEMURRO

Nascido no dia 01/01/1857 na cidade de Gravina, sul da Itália, tornou-se sacerdote aos 47 anos de idade no ano de 1904, foi fundador de dois institutos religiosos: Os Pequenos Irmãos do Santíssimo Sacramento, iniciado em 1907 e das Filhas do Sacro Costato e de Nossa Senhora Das Dores, iniciado no ano posterior 1908.

Assim como aconteceu a muitos fundadores e fundadoras, também Pe. Eustáquio foi excluído de participar da vida das obras por ele fundadas; sendo assim se retirou voluntariamente no ano de 1914 na cidade de Pompeia, onde faleceu no dia 02 de janeiro de 1923.

Fez retorno a Gravina, sua cidade natal e lugar da fundação dos dois institutos, somente nos seus restos mortais que foram transladados de volta para lá e onde até hoje são conservados com veneração pelas suas filhas espirituais.
Pe. Eustáquio foi primeiramente um homem de Deus, de profunda vida interior e familiaridade intensa com a pessoa de Jesus alimentada por uma contínua oração.
Exercitou-se na vida consagrada, interior e profunda, passando muito tempo diante do Santíssimo Sacramento, enriquecendo-se ao calor do Sagrado Coração de Jesus, venerado e adorado em seu Lado Sagrado traspassado sobre a cruz. No coração de Jesus e na Eucaristia encontrou forças para enfrentar as dificuldades mais diversas e imagináveis.
Tornou-se homem de Deus no sacerdócio, depois de tê-lo sido como leigo cristão que se faz apóstolo no mundo e na profissão médica. Por 47 anos viveu sua fé como exemplo de leigo e de apóstolo; depois se tornou modelo de sacerdote, apaixonado pela salvação das pessoas e fiel a Igreja de Deus. Dedicou-se na instrução religiosa e na educação cristã da juventude mais pobre.
Para Pe. Eustáquio Montemurro o sinal do chamado de Deus foi a necessidade dos pobres. Ele se deparou com a pobreza em diferentes formas: pobreza material, pobreza espiritual e intelectual, pobreza moral e social, em ambientes profundamente marcados pela miséria e pelas injustiças.
Ele que era médico por profissão, encontrou-se com os pobres em sua vida e tornou-se seu servo, aceitando, por eles, o serviço na administração da prefeitura, a custo de humilhações e contradições.
O servo de Deus, Pe Eustáquio Montemurro, não pregou nem ensinou sobre a humildade e o seguimento de Cristo, mas viveu essas virtudes ao máximo, aceitando em silêncio a perseguição da parte daqueles que deveriam estar-lhe mais perto. Foi um exemplo de obediência e amor à Igreja, apesar das incompreensões vividas, ele foi a semente da Congregação das Missionárias do Sacro Costato, que sufocado na dor nela morreu. Contudo a árvore, por ele plantada, nasceu do seu testemunho e hoje floresce e dá frutos de vida onde esta se encontra presente!

Filhas Do Sagrado Lado e de Nossa Senhora Das Dores

Carisma

O mistério de Amor e Reparação que cada Missionária do Sacro Costato é convidada a acolher em sua vida de consagrada é o chamado a compartilhar na intimidade de sua existência a Vida de Jesus no extremo ato de amor que ele cumpre ao doar-se pela salvação de toda a humanidade ao ponto de deixar-se transpassar para que através desta ferida de amor pudéssemos contemplar o seu coração misericordioso e anunciar a experiência deste amor a todas as pessoas.

Cada Irmã é chamada a seguir Cristo pobre, casto e obediente oferecendo-se com Ele ao Pai em reparação das ofensas que cometemos, especialmente daquelas cometidas pelos homens e mulheres chamados por Ele a uma especial consagração.

Animadas pelo Seu imenso amor misericordioso as Missionárias do Sacro Costato, anunciam o Evangelho a todos, procurando com empenho a santidade de vida e a reaproximação a Deus para todos aqueles que vivem longe de seu amor. 


Governo da Congregação 

 Superiora GERAL Madre ANGELA SANTORO

Irmã AMERILDE DI PIERRO 1ª Assistente Geral

Irmã DONATINA LAVORANO 2ª Assistente Geral

Irmã MARIA YAN LIPING 3ª  Assistente Geral

Irmã AURORA GACUMA 4ª  Assistente Geral


Onde Estamos

"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura"
São Marcos, 16 


Brasil

  • São Paulo 
  • Espírito Santo